terça-feira, 15 de janeiro de 2008

A Guitarra e o Canto de Coimbra no jornal "Público" de hoje, num artigo de Álvaro Vieira e foto artística de Sérgio Azenha. Nesta, vê-se Henrique Fraga, um guitarrista de eleição, da Escola da Secção de Fado da AAC, sob a batuta de Jorge Gomes.
Será altura de se rever o regulamento do Prémio Edmundo de Bettencourt e não exigir 100% de inéditos. Aparecer só um candidato também não deveria ser impedimento de haver prémio, caso o júri entendesse que a obra tinha valor para isso.
Há necessidade de incentivar a juventude a investir na Arte da Guitarra e Canto de Coimbra.

2 Comentários:

Blogger Unknown disse...

"Há necessidade de incentivar a juventude a investir na Arte da Guitarra e Canto de Coimbra."
Sem dúvida que é de lamentar que um instrumento e um estilo musical que gostamos de ter em conta como único e "nosso" não seja divulgado devidamente e com grande amplitude pelo nosso país. Aulas particulares são um pouco dispendiosas (falando em termos monetários) e, falo por mim, tendo vontade de aprender pelos vistos não e suficiente quando fazemos uma audição num conservatório sem nunca ter tido o instrumento na mão e quando nos é pedido para executarmos uma peça musical á nossa escolha... Na cidade do Porto a única hipótese a considerar para algum estudante interessado será ingressar num grupo de fados, o que não dará muitas bases em termos musicais e especialmente o trabalho que dá, aos já membros, formar uma pessoa interessada mas sem conhecimentos, dizem eles que é um trabalho árduo e que se calhar é melhor esperar por pessoas que percebam...
É pena, mas em termos de aprender um instrumento e estilo "dito" nacional torna-se dificil sem a ajuda de sites, livros e o proprio instrumento... Esta necessidade de incentivar se calhar não chega a ser tão necessária quanto a necessidade de apoio a quem quer, realmente, e com vontade, aprender. É um assunto muito melindroso este.
Saudações, Nuno Franco

15 de janeiro de 2008 às 23:57  
Blogger Rui Pedro Amendoeira disse...

Caro amigo na cidade do Porto, além de ter de integrar um grupo académico pa aprender guitarra, tem também um bom professor no Pedro Pinto!

Até ver,

Rui Pedro Amendoeira

16 de janeiro de 2008 às 19:37  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial