terça-feira, 4 de março de 2008

Carlos Paredes

1925
Nasce, a 16 de Fevereiro, em Coimbra, filho do célebre guitarrista Artur Paredes.
1929
Com apenas 4 anos, aprende a tocar guitarra portuguesa com o pai.
1934
A família Paredes muda-se para Lisboa. Carlos conclui a instrução primária no Jardim-Escola João de Deus, frequentando posteriormente o Liceu Passos Manuel e o Instituto Superior Técnico.
1957
Grava o seu primeiro disco, um EP intitulado apenas Carlos Paredes e publicado pela Alvorada (Rádio Triunfo).
1960
Música de Paredes é utilizada na curta-metragem de Cândido da Costa Pinto Rendas de Metais Preciosos.
1962
Compõe a banda sonora do filme de Paulo Rocha, Verdes Anos, cujos temas são publicados em EP pela Alvorada. No mesmo ano, música sua é incluída na curta-metragem de Pierre Kast e Jacques Doniol-Valcroze P.X.O.
1964
Compõe a banda sonora do filme de Jorge Brun do Canto, Fado Corrido.
1965
Compõe música para a curta-metragem de Manoel de Oliveira, As Pinturas do Meu Irmão Júlio.
1966
Compõe a banda sonora do filme de Paulo Rocha, Mudar de Vida, e música sua é incluída na curta-metragem de António de Macedo, Crónica do Esforço Perdido.
1967
É editado pela Valentim de Carvalho o primeiro longa-duração de Carlos Paredes, Guitarra Portuguesa, gravado nos estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço d'Arcos, com o técnico de som Hugo Ribeiro e o acompanhamento à viola de Fernando Alvim. O álbum é acompanhado por um texto de Alam Oulman, habitual colaborador de Amália.
1968
Música de Carlos Paredes é utilizada nas curtas-metragens A Cidade, de José Fonseca e Costa, e Tráfego e Estiva, de Manuel Guimarães.
Jun. (14) – É publicado o EP Romance n.º 2, primeiro de três EP com material do LP Guitarra Portuguesa.
Jul. (5) – É editado o EP Fantasia.
Set. (6) – É publicado o EP Porto Santo.
1969
Música de Carlos Paredes é utilizada na curta-metragem de José Fonseca e Costa The Columbus Route.
Dez. – Carlos Paredes compõe um improviso à viola para a banda sonora do documentário televisivo de Augusto Cabrita Na Corrente.
1970
Música de Carlos Paredes é utilizada na curta-metragem de Augusto Cabrita, Hello Jim!
Nov. – A Valentim de Carvalho edita o álbum Meu País, assinado pela cantora Cecília de Melo, mas que conta com a participação de Carlos Paredes como produtor e director musical e acompanhante à guitarra.
1971
Compõe a música para a encenação do Grupo de Teatro de Campolide da peça de Augustin Cuzzani, O Avançado Centro Morreu ao Amanhecer, e escolhe igualmente a banda sonora para as produções do grupo até 1977.
Ago. – Carlos Paredes entra em estúdio para a gravação do seu segundo longa-duração, de novo nos Estúdios da Valentim de Carvalho, com Hugo Ribeiro.
Nov. – A Valentim de Carvalho publica o segundo LP de Paredes, Movimento Perpétuo.
Dez. (10) – É editado o single «Balada de Coimbra», com dois temas gravados nas sessões de Movimento Perpétuo, mas não incluídos no álbum.
1972
Jun. – O LP Movimento Perpétuo é dividido em 3 EP publicados com uma semana de intervalo: Movimento Perpétuo, Mudar de Vida e António Marinheiro.
1973
Abr. – Carlos Paredes está em estúdio para gravar o seu terceiro LP para a Valentim de Carvalho, mas, apesar de alguns temas ficarem acabados, as gravações são interrompidas devido à lendária relutância de Paredes em estar em estúdio e à sua insatisfação com o material gravado.
1975
Regressa brevemente a estúdio para retomar as gravações do terceiro LP, interrompidas dois anos antes, mas durante o pouco tempo que está em estúdio apenas grava de novo algum do material já terminado. O disco ficará de novo inacabado.
É publicado pela Valentim de Carvalho o LP É Preciso Um País, onde o poeta Manuel Alegre diz poemas de sua autoria acompanhados à guitarra por Carlos Paredes.
1977
Uma compilação de Carlos Paredes, intitulada Meister der Portugiesischen Gitarre, é publicada na República Democrática Alemã pela editora Amiga.
1980
Maio (7) – Estreia-se no Bobino em Paris, acompanhado por Fernando Alvim, em primeira parte de Paco Ibañez, numa actuação de três semanas.
É editado na RDA OOiro e o Trigo, um álbum que reúne algum do material inédito registado em 1973 e 1975 para o álbum inacabado. A edição é feita com o aval de Carlos Paredes, mas sem o conhecimento da Valentim de Carvalho, o que leva à ruptura do artista com a editora.
1982
O bailarino Vasco Wellenkamp coreografa música de Carlos Paredes no bailado Danças para Uma Guitarra.
1983
É publicado Concerto em Frankfurt, álbum registado ao vivo num concerto naquela cidade alemã, que inclui gravações ao vivo de bastante material que Carlos Paredes nunca editara em disco (entre o qual alguns dos temas do álbum inacabado de 1973). Trata-se do primeiro disco de Carlos Paredes para a PolyGram, editora com a qual assinou contrato depois da sua saída da Valentim de Carvalho. A edição de Concerto em Frankfurt acaba por inviabilizar a edição projectada, pela EMI-Valentim de Carvalho, de A Montanha e a Planície, um álbum que deveria disponibilizar alguns dos temas que Carlos Paredes gravara em 1973 para o disco incompleto, mas que surgem entretanto no álbum gravado ao vivo em Frankfurt. Esta edição é substituída pela reedição, em duplo-álbum, dos álbuns Guitarra Portuguesa e Movimento Perpétuo, que ocorre perto do Natal.
1986
Out. – É editado o LP Invenções Livres, um álbum de improvisações em duo entre Carlos Paredes e o pianista António Vitorino d'Almeida.
1988
Guitarra Portuguesa é editado em CD pela primeira vez.
Fev. (26) – Carlos Paredes publica o seu terceiro álbum de estúdio em nome próprio e primeiro para a PolyGram, Espelho de Sons. O álbum entra directamente para o 3.º lugar do top oficial de vendas.
Set. – Uma nova compilação de material inédito em disco de Carlos Paredes é cancelada pela EMI-Valentim de Carvalho. O álbum deveria chamar-se Salvados, título concebido pelo próprio Carlos Paredes para reflectir o facto de as gravações serem «restos» de sessões de estúdio, e também jogando com a sua condição de «sobreviventes» do incêndio do Chiado que, em Agosto, destruíra a sede da Valentim de Carvalho na Rua Nova do Almada.
Nov. – MovimentoPerpétuo é editado em CD pela primeira vez.
1989
Abr. (28) – Apresenta-se ao vivo no Festival de Música Portuguesa da Damaia.
O tema «Dança» integra a banda sonora de ambiente dos concertos da digressão mundial de Paul McCartney.
1990
É publicado Dialogues, um álbum em dueto com o contrabaixista de jazz Charlie Haden.
Out. (19) – É editado em CD Concerto em Frankfurt.
Dez. – Carlos Paredes assina pela EMI-Valentim de Carvalho, regressando à companhia onde gravara os seus momentos mais emblemáticos. Inicia pouco depois as gravações de um novo álbum de material original, que ficarão incompletas devido à doença, do foro neurológico, que acometerá o guitarrista.
1991
Abr. (30) – Carlos Paredes e a sua acompanhante e companheira, Luísa Amaro, participam como convidados especiais no concerto dos Madredeus no Coliseu de Lisboa, concerto que será gravado e publicado em duplo CD em 1992 com o título Lisboa.
1992
Mar. (20-21) – Carlos Paredes regressa aos palcos, em dois espectáculos no Teatro São Luís filmados pela RTP em alta definição. Nos espectáculos, nos quais são estreados quatro novos temas compostos para o novo álbum, Paredes é acompanhado à viola por Luísa Amaro e Fernando Alvim, e participam como convidados Manuel Paulo, Natália Casanova e Nuno Guerreiro em «Cantiga do Maio», de José Afonso, Mário Laginha em «Porto Santo», Rui Veloso em «Porto Sentido» e o flautista Paulo Curado em «Mudar de Vida». Os dois concertos são repetidos a 25 no Teatro Rivoli do Porto.
Jun. (12) – É publicado em CD o álbum Asas sobre o Mundo.
1993
Mar. – A EMI-Valentim de Carvalho publica em CD uma compilação temática reunindo gravações de Carlos Paredes, José Afonso e Luiz Goes.
Dez. (11) – É diagnosticada a Carlos Paredes uma mielopatia (hérnias na medula) que lhe prende os movimentos, impossibilitando-o de manejar a guitarra. Fica internado numa casa de saúde, em Campo de Ourique, Lisboa.
1994
Maio – Aproveitando o 20.º aniversário do 25 de Abril, a EMI-VC edita em CD o álbum de Manuel Alegre É Preciso Um País.
Nov. – É editado em CD o álbum com António Victorino d'Almeida, Invenções Livres.
1996
Dez. (10) – EMI-Valentim de Carvalho publica Na Corrente, compilação que reúne todo o material inédito em disco que Carlos Paredes deixara gravado para a Valentim de Carvalho antes da sua saída da editora em 1980, e algumas raridades: os seis temas que haviam ficado completos nas sessões de gravação interrompidas de 1973, os dois temas do single «Balada de Coimbra», publicado em 1971 e nunca incluídos em nenhum LP, e duas gravações inéditas, «O Fantoche» e «Na Corrente». O álbum atinge rapidamente o top-20 oficial de vendas de álbuns compilado pela AFP.
2004
Carlos Paredes morreu a 23 de Julho.
Do site: http://aguitarraportuguesa.no.sapo.pt/

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial