quarta-feira, 8 de outubro de 2008

"Coimbra tem mais encanto na hora da despedida", slogan da famosa Balada da Despedida, de 1958, no Diário de Coimbra de hoje, com texto de Maria do Carmo Vilaça Ramos. Paulo Sousa mandou-me o artigo, em PDF, cujo formato não dá para pôr no Blog. De qualquer modo, obrigado.
Segundo me parece, o slogan desta balada foi escrito por Machado Soares! Francisco Bandeira Mateus teria escrito as duas quadras. Mas são apenas conjecturas. Certezas não tenho.

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

O poema Balada da despedida foi escrito por um autor que se encontrava a estudar medicina em Coimbra. Este era um Homem Algarvio, um poeta, que se esprimia como ninguém através dos seus poemas e foi de facto através dos versos "Coimbra tem mais encanto à hora da despedida" que ele conseguiu transmitir que apesar das saudades que sentia da sua casa, da sua familia era quendo viajava para sul que se apercebia da beleza e do espírito da cidade que o acolhia enquanto estudava!! Esta é a verdadeira história do fado e a razão pela qual eu tenho conhecimento dela é porque sou neta deste senhor, sou neta de Francisco Bandeira Mateus e como tal, posso dizer com toda a certeza que foi ele o autor destes versos!

Luísa Mateus

9 de outubro de 2008 às 16:45  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial