segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Conferência por Sérgio Azevedo

"Caminhos Actuais da Música em Portugal"

Irá ter lugar no Anfiteatro III, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra esta quinta-feira, dia 27 de Novembro, pelas 16h00 (das 16:00 às 18:00)


Sérgio Azevedo (http://www.tonalatonal.blogspot.com/) nasceu em Coimbra em 1968. Estudou composição na Academia de Amadores de Música com Fernando Lopes-Graça e concluiu os estudos superiores de composição com 20 valores na Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalhou com Constança Capdeville e Christopher Bochmann. Ganhou diversos prémios de composição, nacionais e internacionais, e as suas obras têm sido encomendadas e tocadas em vários países pelos mais prestigiados intérpretes, como Cesário Costa, Artur Pizarro, António Rosado, Jurgen Bruns, Pascal Rophé, Luca Pffaf, Álvaro Cassuto, Lorraine Vaillancourt, Brian Schembri, Fabian Panisello, Emily Ray, Aline Czerny, Marc Foster, Ronald Corp, Remix Ensemble, Orchestrutópica, Galliard Ensemble, Proyecto Gerhard, Le Concert Impromptu, Ensemble Télémaque, Mission Chamber Orchestra, Berlin Kammerorchester, Plural Ensemble ou Nouvel Ensemble Moderne. Publicou em 1999 A Invenção dos Sons (Caminho), em 2007 Olga Prats - Um Piano Singular (Bizâncio), e colabora com The New Grove Dictionary of Music and Musicians. É professor na ESML e colaborador da RDP - Antena 2 entre 1993. Foi ainda membro do CESEM desde a sua fundação até 2006. Está actualmente (2008) a realizar o doutoramento no Instituto de Estudos da Criança (IEC), da Universidade do Minho, sob a orientação de Elisa Lessa e Christopher Bochmann, com um projecto de composição de um conto musical para crianças, sendo ainda o responsável artístico da edição completa das obras de Fernando Lopes-Graça, iniciativa do Museu da Música Portuguesa (Cascais). A sua música é publicada desde 2007 pela editora AVA - Editions (http://www.editions-ava.com/)


Obras principais:

Aspetto (quinteto de sopros) 1996 (Prémio de Composição Fernando Lopes-Graça, Cascais 1996)
Atlas' Journey (15 instrumentistas) 1998 (encomenda do Nouvel Ensemble Moderne)
Keep Going (orquestra) 1998
Concerto para Dois Pianos e Orquestra 1999-2003 (encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian)
Concertino (piano solo e 14 instrumentistas) 2001 (encomenda conjunta do CCB/Casa da Música)
Sequenza Ultima (oboé solo e 10 instrumentistas) 2001
Ariane dans son Labyrinthe (quinteto de sopros e piano) 2004 (encomenda do Ensemble Impromptu)
La Vera Storia d'Ulisse in Mare (orquestra) 2005 (encomenda do Teatro Nacional de São Carlos)
Berliner Trio (clarinete, violoncelo e piano) 2006 (encomenda do Trio Mediterrain)
Concerto para Orquestra (orquestra) 2006 (encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos)
Sequenza Seconda (clarinete solo e 7 instrumentos) 2007
3 Visões (flauta, oboé, piano) 2008
História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar 2008 (narrador e 18 instrumentistas) (encomenda da Academia de Música de Viana do Castelo)
O Rouxinol do Imperador da China (ópera para crianças, solistas e coros infantis e adultos, pequena orquestra) 2007-2009 (Encomenda da Academia de Música de Viana do Castelo

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial