sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Jorge Godinho



1ª foto Jorge Godinho, junto a Fall River, USA, em Novembro de 1962, integrado na digressão do Orfeon Académico de Coimbra.
2ª foto: Durval Moreirinhas, Jorge Godinho e Adriano Correia de Oliveira, na mesma digressão.
3ª foto: (de baixo): Jorge Tuna, Adriano Correia de Oliveira, Durval Moreirinhas e Jorge Godinho, em J. G. Hagerstown, USA, em Novembro de 1962 também.
São quatro elementos do grupo de Guitarra e Canto de Coimbra integrado no Orfeon Académico. Jorge Tuna e Jorge Godinho na guitarra, Durval Moreirinhas na viola e a cantar Adriano Correia de Oliveira.

Segundo o caderno que foi publicado para promover a digressão, fizeram parte do grupo de Guitarra e Canto de Coimbra além destes quatro elementos, José Niza na viola, e os cantores Sutil Roque, Machado Soares, Luiz Goes, Sousa Pereira, Lacerda e Megre e Victor Nunes.

Estas fotos foram-me gentilmente enviadas pela esposa de Jorge Godinho, Ana Maria Lopes. Outras estarão aqui brevemente.

Como se sabe, Jorge Godinho morreu aos 34 anos, em 1972, ficando assim a Arte na Academia de Coimbra mais pobre.
Jorge Godinho era um executante de Guitarra de Coimbra de primeira água. Integrou um grupo com António Portugal e mais tarde outro com Jorge Tuna. Em qualquer deles deixou gravações de boa qualidade. No primeiro, gravou Variações em Ré Menor de Almeida Santos. No segundo, um Ré Menor de Flávio Rodrigues. Tem ainda gravado, se não estou em erro, com António Portugal, o Lá Menor do Xabregas.

A sua sonoridade, o dedilhar, o timbre, a clareza de notas, enfim, a qualidade da sua execução era superior. António Portugal e Jorge Tuna sairam muito beneficiados com a sua inclusão nos respectivos grupos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial