quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Exmo. Sr.
Presidente da Direcção
AAEC - Coimbra
Assunto: Monumental Serenata de Coimbra
do Antigo Estudante de Coimbra

Caro Presidente:

O Antigo Estudante de Coimbra está e sempre estará ligado, de uma forma diferente, à sua Academia. Mais espiritual, académica e sentimental, talvez – esse será um dos mistérios da nossa “Alma Mater”!... Em Maio de 1978, a canção de Coimbra voltou à Sé Velha, ao fim de 10 anos de uma ausência “forçada”!... Foram os Antigos Estudantes de Coimbra, então liderados discretamente pelo saudoso Dr. Teixeira Santos, Presidente da Direcção da AAEC e a CM de Coimbra, que muito contribuíram para a realização da Monumental Serenata na Sé Velha, que encerrou o I Seminário sobre o Fado de Coimbra. A presença maciça das “gentes de Coimbra” na Sé Velha, foi a prova cabal para os mais cépticos e “revolucionários” de então, que Coimbra queria de volta as suas tradições!... Coimbra começava a reencontrar-se com a sua história, as suas Serenatas e a sua Queima das Fitas.
Também na abertura dos Cortejos da Queima a presença dos Antigos Estudante passou a ser uma realidade viva. Inicialmente com um carro da própria AAEC, mas mais recentemente, com reuniões de curso, grupos animados, concertinas, bombos e muita alegria.
Com as recentes alterações introduzidas pelo tratado de Bolonha nas Universidades Europeias, o programa da nossa Queima das Fitas também se alterou. A inicial Monumental Serenata na Sé Velha, da meia-noite com que abria a Queima, passou para sexta feira às 24h.
Reflectindo estas realidades com a minha filha Ana Sofia, ela já também Antiga Estudante e guitarrista, surgiu então uma ideia simples, meritória e interessante. Tendo em conta estas realidades históricas recentes, propor à AAEC a realização de uma Monumental Serenata de Coimbra do Antigo Estudante de Coimbra, nas escadas da Sé Velha, na semana anterior à Queima, v.g. na noite de sábado para domingo. Porventura integrar este espectáculo num fim de semana mais alargado, com outras iniciativas, porque não o Dia do Antigo Estudante de Coimbra! Todos os anos, a AAEC, como entidade organizadora deste evento artístico, convidaria de uma forma rotativa, uns três Grupos de Fados de Coimbra de Antigos Estudantes, a apresentarem o que de mais válido e recente tenham criado na Música de Coimbra, num tal palco de eleição. Será também o incentivo e a oportunidade de se apresentarem publicamente novos temas e canções, que muitas vezes permanecem esquecidos para sempre, num “sótão duma saudade” e modéstia, que nunca aparecem a público! Cada Grupo disporia de 30 minutos. A ordem de actuação será definida por sorteio. Início da Serenata pelas 22 horas.
Esta seria também a oportunidade de manter viva a ligação à Academia e à Cidade, numa solidariedade de vivência artística e cultural. Através das várias AAEC espalhadas pelo País, para essa Monumental Serenata, seriam expressamente convidados a ela assistirem, todos os Antigos Estudantes de Coimbra. Impõe-se uma divulgação atempada, séria e em grande escala, de toda a iniciativa, junto dos media nacionais e não só.
Desde já nos inscrevemos para a mesma, com o Grupo de Fados de que fazemos parte, e que está já em gravação com alguns temas inspirados no folclore e “lhengua Mirandeza”, agora com o estatuto de 2ª Língua Nacional, realidade artística nunca trilhada até ao presente, pela música de Coimbra.
Com as mais cordiais

Saudações Académicas
VNF – 2.10.08

Nuno Carvalho
Ana Sofia Fonseca

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial