domingo, 30 de novembro de 2008

COIMBRA

Coimbra
a cidade por onde meus olhos pastam na água ...

desencontro e moradia de hostes incrédulas no tempo
como dom pedro das sete partidas margino a ideia de lá ter estado

Zeca e Adriano foram meus nativos
ficou Octávio Sérgio, o da guitarra, deste engenho do coração magoado

que súplica imerecida galopa na ostracidade do vivido?
que marés ensonam os teatros do mundo?

meu amor de lótus e de lúpus a subir a calçada!
meu princípio de fim de mundo!
meu beco da anarda!

onde está a vizinha velha que me gritava à entrada da casa?
onde está a clepsidra da revolução encantada?

velha praça da república, redonda, por onde já ninguém circula
com os olhos postos na lua!

onde está o incêndio do acorde na viola do Paulo Vaz de Carvalho?
onde está o juramento militante?

onde estão os poemas? onde?

regresso a casa.escalo o portão.subo as escadas.é madrugada.bato á porta.
meu pai aponta-me o revólver

"podia ter - te matado"

aurelino costa

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial