sexta-feira, 6 de junho de 2008

Fernando Machado Soares

Para quem não viu o programa há dias emitido na RTP1 sobre Fernando Machado Soares, junto remeto alguns links com o seu conteúdo e um pouco da biografia do "nosso" cantor.
Fernando Paulo Ferreira
*
Caro José Alberto Carvalho,

Gostei que na última edição do programa "30 Minutos", fosse feito um apontamento sobre Fernando Machado Soares, sem dúvida alguma um dos grandes nomes da canção de Coimbra. Agora permito-me discordar do epíteto de "Maior intérprete vivo" do género, como foi dito e escrito no rodapé da imagem. É verdade que a balada "Coimbra Tem Mais Encanto" é provavelmente o tema do repertório coimbrão mais conhecido em todo o mundo, e não pondo em causa a sua qualidade e a portentosa voz de Machado Soares, penso que é abusivo colocá-lo em primeiro lugar, mesmo falando apenas dos vivos. Isto porque Luiz Goes também está vivo – espero que por muitos e bons anos – e jamais poderei aceitar que ele seja secundarizado em relação a Fernando Machado Soares. A rara qualidade da voz de Luiz Goes aliada a melodias sublimes e a poemas que se contam entres os mais belos que se escreveram em língua portuguesa garantem-lhe o lugar cimeiro entre todos os intérpretes que até hoje passaram pela canção de matriz coimbrã (fado e balada), mesmo considerando nomes tão importantes como Edmundo de Bettencourt, António Menano e o citado Fernando Machado Soares. Quem o diz é uma pessoa suficientemente entendida no assunto: João Conde Veiga, que foi seu acompanhador à viola nos anos 50, altura em que Edmundo de Bettencourt, por muitos considerado a referência máxima, ainda estava entre nós. Além disso, a Luiz Goes se deve igualmente um relevantíssimo contributo na renovação da música de Coimbra, pelo incremento magistral que deu à balada, tão ou mais importante que os de José Afonso e do próprio Fernando Machado Soares. Atestam-no os álbuns "Canções do Mar e da Vida" (1969), "Canções de Amor e de Esperança" (1972) e "Canções para Quase Todos" (1983).
Fica feita a devida nota e o desejo de que Luiz Goes mereça também da sua parte a atenção que merece na televisão pública. Nesse sentido, convido-o a ler um texto que dediquei ao superlativo cantor no blogue "A Nossa Rádio" (http://nossaradio.blogspot.com/2007/05/galeria-da-msica-portuguesa-luiz-goes.html).
Cordialmente,

Álvaro José Ferreira

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial